Histórico

A Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat), formalmente criada em 1997, por participantes do "9o Congresso Brasileiro de Catálise", realizado em Águas de Lindóia (SP) mediante a aprovação dos Estatutos.
Desde então, foram criados Grupos Regionais de Catálise (GRCat), a fim de congregar acadêmicos e profissionais em âmbito mais restrito, contando atualmente com quatro GRCats (Grupo de Catálise); Nordeste, Rio de Janeiro/Minas Gerais, São Paulo/Paraná e Regional Sul.

Os Estados das regiões Norte e Nordeste, além do Distrito Federal do Brasil, juntos, formam o Grupo de Catálise - Regional 1, da Sociedade Brasileira de Catálise - SBCat e da Rede CTPETRO de Catálise (RECAT). O ENCAT é um evento e um fórum de discussões que acontece a cada dois anos desde 1996, onde professores, pesquisadores, membros da industria, alunos de pós-graduação e de graduação, assim como técnicos com interesse em catálise nas diferentes formas: preparação, caracterização, avaliação catalítica etc. discutem e apresentam resultados de suas pesquisa desenvolvidas em suas universidades, indústrias ou centros de investigação.

O “I ENCONTRO REGIONAL DE CATÁLISE” foi realizado em 1996 em Natal, Rio Grande do Norte, sob a Coordenação do Professor Antônio Sousa de Araújo, com o apoio da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat), e o patrocínio do CNPq, FUNDET e algumas indústrias químicas brasileiras. A sua criação veio preencher o anseio, especialmente de setores petroquímicos, de um evento que permitisse a discussão dos temas relativos aos conceitos fundamentais e aplicados deste ramo da ciência. Observou-se na organização do I Encontro de Catálise do Nordeste, a participação de representantes tanto de universidades como da indústria regional, refletindo a origem e orientação compartilhada do evento, refletindo-se consequentemente, uma maior interação entre Universidade e Indústria, além do estreitamento das relações entre os pesquisadores de ambas as áreas. Com o objetivo de dar continuidade ao evento ficou estabelecido que o encontro devesse ocorrer a cada dois anos.

O “II ENCONTRO REGIONAL DE CATÁLISE”, foi realizado em Fortaleza-Ceará em 1998, sob a Coordenação do Dr. Célio Loureiro Cavalcante, tendo tido o apoio da comunidade catalítica.

O “III ENCONTRO REGIONAL DE CATÁLISE”, realizado em Maceió-Alagoas em Novembro de 2000, sob Presidência do Dr. Altair Marques da Silva, teve como tema: Catálise para o Novo Milênio. O evento contou com o apoio da SBCat, UFAL, GRCat-NE e a participação da Petrobrás, Nitrocarbono S.A, CNPq, DETEN, COPENE, CTGAS e ANP. O evento demonstrou claramente a consolidação científica e a qualidade dos trabalhos ali apresentados, sendo bastante marcante a participação de alunos de Pós-Graduação e especialmente de Graduação. O encontro contou ainda com a participação de conferencistas internacionais. Após a reunião com a comunidade catalítica, ficou estabelecido que o próximo evento seria sediado em Campina Grande-PB.

O IV ENCONTRO DE CATÁLISE DO NORTE/NORDESTE foi realizado no período de 06 a 08 de Novembro de 2002, na cidade de Campina Grande, PB. O IV Encontro contou com a Presidência do Prof. Dr. Antonio Sousa Araújo, e nas presidências das comissões executiva e cientifica a Profa. Maria Wilma N. C. Carvalho e o Prof. Vicemário Simões, respectivamente.

Posteriormente o evento se trasladou a Recife, sob a direção da Profa. Celmy Bezerra, resultando no V Encontro Norte-Nordeste de Catalises. O VI encontro, 2006, “Catálise, Energia e Desenvolvimento Regional” foi realizado em Aracaju, Sergipe, com a presidência executiva do Prof. Renan Tavares Figueiredo, contando com o apoio de MCT – FINEP – CNPq – ANP, ITP/UNIT – DEQ/UFS e CENPES / PETROBRAS – FAFEN/PETROBRÁS, Acil&Weber – Analítica. Neste encontro foi destinada uma Sessão de trabalho para reunião e avaliação dos projetos da Rede de Catalisadores, RECAT.

O VII Encontro teve como tema Catálise para uma vida melhor”, sendo realizado em Salvador, Bahia. Com a presidência das Professoras Maritza Montoya Urbina e Soraya T. Brandão, na Comissão Executiva e Cientifica. Neste encontro foram apresentados um total de cento e trinta e quatro trabalhos nas formas de apresentação oral e pôster. Alem de contar com conferencias, trabalhos convidados e representantes da industria. Foi realizada uma escola com participação de palestrantes internacionais e empresas do setor. O Encontro conto ainda com a colaboração e apoio do Chairman do evento Prof. Dr. Luis Pontes / UNIFACS.

No ano de 2010 foi realizado o VIII encontro na cidade de Natal, Rio grande do Norte. A presidência do evento esteve nas mãos do Prof. Antonio Araujo, Profa. Sibelle B. C. Pergher e Prof. Dulce Melo.
Todos os Encontros encontram seu respaldo e apoio em mais de cem (100) professores, pesquisadores que participam nas Comissões Executivas e Cientificas do evento, a todos eles nossos agradecimentos.

Em 2012, o encontro terá lugar nos dias 18 a 20 de novembro, na cidade de Maceió, AL, sendo a 9° edição do Encontro. Desta vez, contamos com o apoio e colaboração de organismos científicos e empresas do setor. O Encontro deverá de ter a apresentação de conferencias, trabalhos convidados e mesa redonda tratando de temas de interes da area, alem da apresentação de trabalhos orais e em forma de pôster.